
.
.
1 - Saneamento financeiro da Instituição pagando 200.000 (duzentos mil) euros de dividas acumuladas até 1994;
.
2 - Ampliou e modernizou o Centro de Convivio para 52 utentes - que, até aí funcionava na sala de refeições do asilo António Barbosa em situação de derrocada iminente...mas, que ninguém via!;
.
3 - Iniciou pela primeira vez o Serviço de APOIO DOMICILIÁRIO para 15 utentes,
.
4 - Reconstruiu, inaugurou e colocou em funcionamento o seu HOSPITAL da MISERICÓRDIA que mereceu a honra da visita e os elogios de S. Exª a Ministra da Saúde Drª Maria Belém Roseira aquando da sua inauguração (1998),
.
5 - Concluiu em 2002 Centro de dia para 15 utentes,
.
6 - Construiu o seu Lar-Hotel Domus Vitae inaugurado em 2003 com todas as condições e serviço de excelência pela Senhora Provedora (2001/2005) Professora Lúcia de Jesus Pires Dias Meireles-Brandão.
.
Tudo isto, sem esmolas, com total independência, sem qualquer subserviência e, sem recurso á caridade interesseira.
.
Mas, era OBRA demais para aquela gente frustrada, sedenta de vingança, malévola e profundamente incapaz de realizar algo pelos outros...sem que antes pensassem em si (muitos deles nem de si são capazes de cuidar...!)... vai daí, o GRANDE GOLPE com o ASSALTO ao PODER que, contou com o apoio, entre outros, do D. Armindo Coelho e seus lacaios....e, do presidente da Câmara local que, para além da obstrução que sistemática e regularmente vinha fazendo à Instituição e seus legitimos representantes, lançou as mais extraordinárias mentiras e, serviu-se dos mais deploráveis processos para... aniquilar uma Instituição que crescia e tinha o seu Poder, porquanto era a única Instituição no concelho que durante uma década (1995-2005) não recebeu UM ÚNICO CENTIMO DE AJUDA DA CÂMARA LOCAL, falou de igual para igual com os seus interlocutores, era a única Instituição verdadeiramente independente no concelho e, que teve o raro privilégio de no acto eleitoral de Dezembro de 1994 protagonizar a humilhação de Arménio Pereira presidente da Câmara de então juntamente com os seus vereadores à data e anteriores ....!
Foi nesta Instituição, que se infligiu a única derrota eleitoral que em 30 anos os representantes locais do poder laranja tiveram até hoje em Paços de Ferreira e, que do seu estigma jamais se livrarão! Só destruindo a Santa Casa da Misericórdia de Paços de Ferreira mas, ...já faltou mais...!
.
Volvidos 13 anos, na sequência daquele GOLPE miserável com o assalto ao poder e saneamentos a recordar o PREC, protagonizado pelos PODRES LOCAIS corruptos e malévolos, voltamos a deparar-nos com uma Santa Casa da Misericórdia de Paços de Ferreira novamente dependente e pedinte, de mão estendida a "organizar jantares de angariação de fundos" a aguardar pelas esmolas "a fim de fazer face às despesas e encargos inerentes..." e, a aguardar pelo "melhor acolhimento" de toda a hipocrisia local... que, mais uma vez organiza uma oportunidade de se mostrar à boa maneira parola ..., quem sabe a tentar redimir-se?!! Sendo certo, que com actos destes não se pretende ajudar de facto a Misericórdia mas mantê-la no limbo, pelo menos também é certo que elevará o ego dos protagonistas que têm oportunidade de se...!! Mas, será que uma Instituição com as responsabilidades como as da Misericórdia, tem condições para assumir e garantir serviços em qualidade e em quantidade quando se encontra na dependência fundos e interesses alheios ?!
..
.