domingo, junho 15, 2008

Na sequência do GOLPE...a Misericórdia de Paços volta a ser pedinte...!

O LAR-HOTEL DOMUS VITAE - uma das Obras emblemáticas e majestáticas realizada pela Misericórdia de Paços de Ferreira na sua DÉCADA DOURADA (1995/2005) agora, mesmo que só como LAR da MISERICÓRDIA (...) e ainda que só de uma fachada, serve de cartão de visita para fazer peditórios para "fazer face às despesas inerentes" e, seguramente também, ao desgoverno que reina na Instituição !! Quo vadis Misericórdia de Paços de Ferreira ??!!
.
.
1 - Saneamento financeiro da Instituição pagando 200.000 (duzentos mil) euros de dividas acumuladas até 1994;
.
2 - Ampliou e modernizou o Centro de Convivio para 52 utentes - que, até aí funcionava na sala de refeições do asilo António Barbosa em situação de derrocada iminente...mas, que ninguém via!;
.
3 - Iniciou pela primeira vez o Serviço de APOIO DOMICILIÁRIO para 15 utentes,
.
4 - Reconstruiu, inaugurou e colocou em funcionamento o seu HOSPITAL da MISERICÓRDIA que mereceu a honra da visita e os elogios de S. Exª a Ministra da Saúde Drª Maria Belém Roseira aquando da sua inauguração (1998),
.
5 - Concluiu em 2002 Centro de dia para 15 utentes,
.
6 - Construiu o seu Lar-Hotel Domus Vitae inaugurado em 2003 com todas as condições e serviço de excelência pela Senhora Provedora (2001/2005) Professora Lúcia de Jesus Pires Dias Meireles-Brandão.
.
Tudo isto, sem esmolas, com total independência, sem qualquer subserviência e, sem recurso á caridade interesseira.
.
Mas, era OBRA demais para aquela gente frustrada, sedenta de vingança, malévola e profundamente incapaz de realizar algo pelos outros...sem que antes pensassem em si (muitos deles nem de si são capazes de cuidar...!)... vai daí, o GRANDE GOLPE com o ASSALTO ao PODER que, contou com o apoio, entre outros, do D. Armindo Coelho e seus lacaios....e, do presidente da Câmara local que, para além da obstrução que sistemática e regularmente vinha fazendo à Instituição e seus legitimos representantes, lançou as mais extraordinárias mentiras e, serviu-se dos mais deploráveis processos para... aniquilar uma Instituição que crescia e tinha o seu Poder, porquanto era a única Instituição no concelho que durante uma década (1995-2005) não recebeu UM ÚNICO CENTIMO DE AJUDA DA CÂMARA LOCAL, falou de igual para igual com os seus interlocutores, era a única Instituição verdadeiramente independente no concelho e, que teve o raro privilégio de no acto eleitoral de Dezembro de 1994 protagonizar a humilhação de Arménio Pereira presidente da Câmara de então juntamente com os seus vereadores à data e anteriores ....!
Foi nesta Instituição, que se infligiu a única derrota eleitoral que em 30 anos os representantes locais do poder laranja tiveram até hoje em Paços de Ferreira e, que do seu estigma jamais se livrarão! Só destruindo a Santa Casa da Misericórdia de Paços de Ferreira mas, ...já faltou mais...!
.
Volvidos 13 anos, na sequência daquele GOLPE miserável com o assalto ao poder e saneamentos a recordar o PREC, protagonizado pelos PODRES LOCAIS corruptos e malévolos, voltamos a deparar-nos com uma Santa Casa da Misericórdia de Paços de Ferreira novamente dependente e pedinte, de mão estendida a "organizar jantares de angariação de fundos" a aguardar pelas esmolas "a fim de fazer face às despesas e encargos inerentes..." e, a aguardar pelo "melhor acolhimento" de toda a hipocrisia local... que, mais uma vez organiza uma oportunidade de se mostrar à boa maneira parola ..., quem sabe a tentar redimir-se?!! Sendo certo, que com actos destes não se pretende ajudar de facto a Misericórdia mas mantê-la no limbo, pelo menos também é certo que elevará o ego dos protagonistas que têm oportunidade de se...!! Mas, será que uma Instituição com as responsabilidades como as da Misericórdia, tem condições para assumir e garantir serviços em qualidade e em quantidade quando se encontra na dependência fundos e interesses alheios ?!
.
.
.